Thursday, July 19, 2007

APRISIONADA

Um dos lustres está apagado.

As teias de aranha emaranhadas.

Um dos lustres está enferrujado.

Passou o tempo.

O outro até que acende duas lâmpadas.

De cinco acendem duas.

Mas também emite uma claridade fraca.

O cômodo todo está mofado.

Tudo aqui faz parte do passado.

Eu entro, abro a porta, respiro fundo.

Dói a lembrança.

Dói.

Tudo dói em mim.

Vou caminhando rente a parede.

Temo o que encontrarei.

E mesmo assim me arrisco.

Trombo com um vaso onde uma rosa morreu faz tempo.

Ela desabou...

Tudo aqui tem cheiro e gosto de fim.

E quero ver tudo mesmo assim...

Vou olhando os quadros dependurados na parede.

Vou olhando os móveis cobertos de pó.

O casarão ficou tão só.

Encontro uma cadeira onde me balançava.

Vou me sentar.

Não. Eu posso daqui nunca mais escapar.

Tento abrir uma janela.

Está emperrada.

Ouço uma risada.

Tanto tempo...

De quem é este riso?

Eu sei, mas finjo não saber.

Pra não sofrer.

Preciso sair daqui.

Estou asfixiada.

Deus, eu vivi aqui.

Quando?

Tanto tempo faz.

Vou sumir...

As lâmpadas fracas ameaçam apagar de vez.

Estou me afundando num mundo estranho.

Que loucura vir aqui. Que insensatez!

Era tão conhecido antes.

Mas tudo mudou.

Eu mudei.

Ou não?

Estou enlouquecendo.

Preciso sair.

Chego à porta.

Está também emperrada.

E eu no passado fico aprisionada?

Não, não aceito ficar presa.

Abro os olhos...fecho...volto a abrir.

Pronto.

Estou num lugar tão iluminado.

Meu quarto.

Minha fortaleza.

Meu lar.

Aquele é só um lugar...

De sonho...um lugar...


Sonia M. Delsin

No comments: